terça-feira, 5 de março de 2013

O PRAZER DA LEITURA


*Jô Drumond
Há quem culpe a Internet pela evasão dos leitores, mas é provável que se leia mais, hoje em dia, no mundo virtual, mesmo que seja em “internetês”, pois a língua escrita é largamente usada nesse tipo de comunicação.
Na Europa, é usual que cada cidadão tenha sempre em mãos um livro, uma revista, um jornal ou algo similar, nas mais diversas circunstâncias do cotidiano, seja em transportes coletivos, salas de espera, cafeterias ou  praças públicas. O fato é que cada um carrega consigo algo escrito para momentos ociosos.
 Recentemente, cenas inusitadas, envolvendo leitores, atraíram minha atenção. No desembarque, em Munique, o operador da ponte móvel, após o término de sua tarefa, abriu um livro e pôs-se a ler, atentamente, de pé, indiferente ao fluxo dos passageiros. Era como se o entorno não existisse para ele.
Em Paris, presenciei uma cena curiosa, ao flanar sob os arcos da rua Rivoli. Um mendigo, deitado placidamente no passeio público, indiferente aos passantes, parecia usufruir da leitura de um bom  livro. Seu boné fora colocado displicentemente ao lado, para eventuais óbolos. Todavia, as misérias da vida não lhe diziam respeito. Absorto no tempo e no espaço, parecia não se dar conta do constante tilintar de moedas. Seu estratagema era duplamente eficaz: primeiramente porque, sendo ou não leitor voraz, a encenação poderia render bons proventos, considerando que os amantes da leitura (que são muitos na Europa) não deixariam de dar um adjutório àquele infortunado com quem aparentemente teriam alguma afinidade.
Em segundo lugar, porque para o esmoler, talvez seja mais cômodo fazer uma boa ação livre do constrangimento da abordagem “face à face”. Percebe-se que os passantes quase sempre evitam o olhar dos desvalidos. Não se sabe se por comiseração, por pressa, por desprazer... talvez pela incoerente fusão de sentimentos difusos, ou até mesmo pela sensação de impotência diante das dores do mundo. De qualquer forma, aquele pedinte (que não pedia) se fazia merecedor de ajuda, tanto pelo provável gosto da leitura quanto pela perspicácia da mendicância.
Citando Fernando Pessoa, “o mito é o nada que é tudo”.  Realmente, a ficção, muitas vezes, pode ser mais verossímil que a realidade. Embrenhando-se nas aventuras de um bom livro, o leitor escapa da faina do cotidiano e do tempo cronológico. Ao entrar no tempo mítico, pode vislumbrar novos horizontes, conhecer novos mundos, viver outras vidas... enfim, driblar as agruras, as tristezas e os desamores que porventura surjam no dia-a-dia.

*Jô Drumond é  membro da: 

AEL (Academia Espírito-santense de Letras).
AFESL (Academia Feminina Espírito-santense de Letras)
AFEMIL (Academia Feminina Mineira de Letras)
IHGES (Instituto Histórico e Geográfico do ES).