segunda-feira, 1 de abril de 2013

Bullying de ontem e de hoje


Jô Drumond
O que se chama hoje bullying (assédio moral ou sexual) sempre existiu, mas só agora, além de denominado, tem sido combatido e condenado. Trata-se de atitudes agressivas ou indelicadas por meio de chacotas, de piadinhas, de insistências impertinentes, de certas formas de perseguição ou coação que, de alguma maneira, causam constrangimento a outrem.
Minha geração passou por inúmeras situações constrangedoras na vida escolar, profissional e familiar. Cada um se defendia à sua maneira, sem o suporte jurídico dos dias atuais. Em minha época de colegial, em algumas salas de aula havia um vistoso coração vermelho, em cetim, afixado numa das paredes. Logo abaixo do coração postava-se uma corbeille com flores artificiais e alfinetes. Toda semana, no primeiro dia de aula, sob o olhar vigilante de toda a classe, cada aluna que havia comungado na missa de domingo, ao entrar, dirigia-se ao local e espetava uma das flores no coração. Era o código estabelecido para destacar aquelas que se encontravam em estado de graça, com a alma limpa de impurezas. As que porventura não pudessem fazer aquele gesto simbólico sentiam-se constrangidas diante do olhar perquiridor da turma. Algumas colegas, com ares maldosos punham-se a caraminholar quais teriam sido os pecados daquela semana. Hoje, isso poderia ser considerado como assédio moral, pelo fato de expor o aluno a uma situação desconfortável. No entanto, naquela época, era impensável opor-se a tal prática. Se alguém ousasse se contrapor à ordem estabelecida poderia até mesmo ser expulso da escola.
Por falar em coração, ainda jovem, ao procurar pela primeira vez um cardiologista, passei por uma situação extremamente embaraçosa, que talvez fosse, hoje em dia, motivo de queixa junto ao Conselho Regional de Medicina. Marquei consulta com o médico de minha mãe, um senhor de meia idade, com mais de 30 anos de experiência. Ao perceber que eu estava sozinha, o médico ordenou, em tom peremptório, que eu ficasse só de calcinha. Pensei que fosse me indicar a porta do banheiro ou de algum lugar reservado para que eu me despisse, e que me fornecesse um roupão, mas não. Fez questão que fosse ali mesmo, diante de seus olhos. Ao começar a tirar a blusa percebi seu olhar guloso e ansioso, na expectativa do que estava por vir. Sem entender o motivo de ter que me despir para obter um diagnóstico cardíaco, obedeci, muito a contragosto. Não podia duvidar da integridade nem da competência daquele que era considerado o melhor e mais respeitável cardiologista de Belo Horizonte. Ao tirar a blusa e o sutiã, ouvi de sua parte, um elogio indireto. ─ Em sua família todas as moças têm corpo muito bonito! (Minhas irmãs eventualmente acompanhavam minha mãe, durante as consultas.) Fingi não ter ouvido. Seu olhar penetrante era devasso, libidinoso e repugnante.  Ao começar a tirar a calça comprida ouvi a seguinte observação: ─ Olhe! Veja bem que coincidência! Você e minha mulher usam a mesma marca de calcinha: valisère. Tive vontade de sair correndo, de sumir dali para nunca mais voltar, mas continuei fingindo ter ouvidos moucos. Parece-me que ele percebeu a enormidade de meu constrangimento e se ateve à consulta usual, que poderia ter sido feita com a paciente vestida. Talvez sua tara se abstivesse apenas ao streep tease no consultório, possivelmente com tardias ressonâncias em seu desempenho sexual na alcova conjugal. Nunca mais voltei a tal consultório, nem relatei o fato a ninguém, mas guardei sempre uma lembrança de constrangimento e de indignação.
bullying nunca foi benéfico a ninguém, a não ser aos sádicos, aos masoquistas ou aos possuidores de algum desvio de conduta.  É bom que seja combatido e condenado em todas as circunstâncias. Por outro lado, o pânico que se tem, nos dias de hoje, de ser acusado de assédio, acaba inibindo alguns relacionamentos. Um olhar masculino de admiração por uma bela donzela ou um elogio mais afoito pode acabar em aborrecimentos dentro de uma delegacia e, por conseguinte, pode vazar para os jornais, causando constrangimentos ainda maiores. nunca foi benéfico a ninguém, a não ser aos sádicos, aos masoquistas ou aos possuidores de algum desvio de conduta.  É bom que seja combatido e condenado em todas as circunstâncias. Por outro lado, o pânico que se tem, nos dias de hoje, de ser acusado de assédio, acaba inibindo alguns relacionamentos. Um olhar masculino de admiração por uma bela donzela ou um elogio mais afoito pode acabar em aborrecimentos dentro de uma delegacia e, por conseguinte, pode vazar para os jornais, causando constrangimentos ainda maiores.


*Jô Drumond é membro da: 
AEL (Academia Espírito-santense de Letras)
AFESL (Academia Feminina Espírito-santense de Letras)
AFEMIL (Academia Feminina Mineira de Letras)
IHGES (Instituto Histórico e Geográfico do ES)