segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Roda de Bar

 Na cidade de Santa Teresa (ES), numa mesa de bar, uma alegre roda de amigos bebericava para espantar as tristezas. Depois de algumas biritas, a conversa se animava proporcionalmente ao aumento do teor etílico no sangue. Alguns deles, que caçavam por diletantismo nos finais de semana, começaram a trocar ideias sobre os locais de caça abundante na região, sobre os últimos butins, sobre os melhores cães de caça e sobre suas aventuras reais ou fictícias mata adentro.
Um deles, muito falante, conhecido como Zé da Onça pelo fato de ter enfrentado uma delas, segundo ele, sozinho e desarmado, disse:
─ Minha gente! Cá pra nós, vou lhes dizer uma coisa. Prestem atenção! Não há nenhum lugar melhor para se caçar do que a reserva florestal daqui de Santa Teresa.
─ Tá louco, homem! ─ Exclamou um deles ─ É proibido caçar na reserva! É crime inafiançável! Você pode ser preso!
─ Eu sei. Tô cansado de saber! Mas a reserva é grande, e a fiscalização é precária. Nunca vi um fiscal do Ibama  por lá.
Um senhor reservado, novato no grupo, que até então não se tinha manifestado, lhe perguntou.
─ Como o senhor se chama?
─ Eu não me chamo nunca! Meus amigos me chamam por Zé da Onça.
─ Seu Zé, o senhor caça sempre, dentro da reserva?
─ Claro que sim!
─ O senhor sabe com quem está falando?
─ Não. É a primeira vez que o vejo por essas bandas.
*Jô Drumond
(Josina Nunes Drumond)
Membro de 3 Academias de Letras
 (AFEMIL, AEL, AFESL) e do 
Instituto Histórico (IHGES)
─ Eu me chamo João Pedro. Sou chefe da fiscalização do Ibama.
Mais que depressa Zé da Onça lhe fez a mesma pergunta, já com a resposta engatilhada.
─  Muito prazer! E o senhor? Sabe com quem está falando? Com o maior mentiroso da região!
Todos caíram na gargalhada. Ficou o dito pelo não dito e mudaram o rumo da prosa.

O fato virou caso anedótico na cidade, mas surtiu dois efeitos, para a tranquilidade dos animais silvestres: Amedrontado, Zé da Onça nunca mais caçou na reserva; alertado, o fiscal passou a atuar com muito mais rigor junto à sua equipe.